O brasileiro é um povo participativo, que gosta de comunidade e da socialização. Talvez uma das maiores evidências deste fato é o sucesso das telenovelas, onde a população se identifica com os personagens, troca experiências e opiniões sobre o enredo do drama e, enfim, sente-se parte da história como se fosse sua própria. Seria ingenuidade então acreditar que esta característica está restrita ao drama. Pelo contrário, a participação de outros em sua trajetória pessoal e profissional é muito mais intensa no Brasil. Aqui, as pessoas tem maior interesse em influenciar as suas decisões como uma forma de participação indireta. No trabalho, conversa-se sobre tudo: o placar do jogo de ontem, quem está namorando ou não, o carro do momento ou a cor de esmalte da moda. As pessoas se conhecem mais.
Para aqueles repatriados oriundos de culturas mais frias e individualistas, vale ressaltar duas precauções:
- Na vida pessoal -- ao mesmo tempo que todos querem participar de suas decisões e escolhas, poucos querem se responsabilizar quando algo não dá certo. A tendência é de compartilhar somente o sucesso, e esconder os erros. Apesar desta tendência ser mundial, no Brasil ela é exacerbada pela cultura da boa imagem. Portanto, leve em consideração a opinião de outros mas atente-se que se a responsabilidade é sua, a escolha também deve ser sua.
- Na vida profissional -- compartilhar de suas opiniões, valores e convicções no trabalho pode ser uma armadilha para aqueles que são competentes em sua profissão. Inevitavelmente você abre uma brecha para ser julgado subjetivamente pelos seus gostos e sua vida pessoa. Saber com quem dividir e quais experiências dividir é imprescindível.
Nenhum homem é uma ilha, não somos auto-suficientes. Não acredite na fábula do self-made man quando motivada somente pelo dinheiro. Tire dela a lição da igualdade de oportunidades, da democracia de idéias, da raiz da motivação pessoal, dos ideais humanos e do respeito ao próximo. Viver em comunidade é maravilhoso quando podemos compartilhar destes valores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário