2012-07-06

Interface Homem-Máquina


A interface homem-maquina é o que separa o mundo virtual do mundo real.

Para aqueles que trabalham com tecnologia, isto produz uma espécie de solidão.  Pode não parecer, mas por trás de grandes sites e sistemas de informática existe um verdadeiro exército de analistas, programadores, arquitetos, e outros técnicos afins.   Este pelotão da tecnologia virtual trabalha para que possamos ter as facilidades do email, do YouTube, dos mapas virtuais e do comercio eletrônico.  Aqui estamos nós, trabalhando duro na frente da tela.  Raramente entramos em contato com as pessoas que favorecemos.

O contato humano, por outro lado, se faz inerente em profissões como médicos, advogados, garçons, e psicólogos.  Apesar de um pouco menos virtuais, estas profissões também não escapam da telinha.  O computador vira uma ferramenta permanente na sociedade que todos nós utilizamos, cada vez mais.  Uma realidade assistida, onde os detentores do conhecimento especializado auxiliam na criação de ferramentas que tornam nosso cotidiano mais simples, onde necessitamos cada vez menos de esforço para realizar tarefas corriqueiras.

A conclusão consequente é que nesta sociedade moderna houve uma mudança real no perfil daqueles que agregam valor. Especialistas em ferramentas de automação sao auxiliados por especialistas em suas indústrias na codificação das tarefas.  Gerentes certificam-se do comprometimento dos funcionários com a conclusão das tarefas.  Funcionários, então, ficam relegados a executar tarefas para as quais agregavam valor agora de uma forma automatizada.  Aos detentores de capital, resta somente o acompanhamento de seus investimentos.